Back to Top

Tutorial I: Primeiros passos com a Silhouette Cameo

Desde que conheci a Silhouette Cameo, uma famosa cortadora de papel para quem não conhece, fiquei apaixonada. O que me levou a escolher o modelo foi sua versatilidade. Com ela você pode utilizar a letra que desejar e o desenho que desejar sem depender de comprar cartuchos.

Você pode comprar desenhos prontos na loja online da Silhouette ou simplesmente criar o seu, buscar na internet, o que você quiser. Toda semana a Silhouette disponibiliza um desenho gratuito na loja online.

Para quem acabou de comprar a máquina e não sabe como usá-la, segue um breve tutorial de como cortar seu primeiro desenho. Ao comprar a Silhouette, o usuário pode baixar o software Silhouette Studio para trabalhar. Existe uma versão gratuita e uma versão chamada Designer que contém funcionalidades adicionais. 

Ao entrar no Silhouette Studio, o primeiro que você verá será o desenho da base de corte e de uma folha 12 × 12 polegadas



Para fazer o teste, utilizaremos uma das imagens que o Silhouette já traz. Para isso, vamos a ícone que tem formato de livro para chegar na biblioteca do Silhouette. Se você comprar desenhos na loja online, o desenho ficará armazenado, depois do download, na própria biblioteca. Selecionar o desenho desejado, dando dois cliques.


Marcando o desenho com o mouse será possível definir o tamanho desejado. Também é possível definir a dimensão do desenho pela funcionalidade "Dimensionar".


Uma vez com o desenho do tamanho desejado, se o papel utilizado for de diferente tamanho, então dar um clique no ícone de "Configurações da Página" para selecionar o papel correto. 


Logo, posicionar o papel na base de corte. A base de corte tem uma cola própria que permite a fixação do papel. É normal que com o tempo a cola fique fraca. Se o papel não tiver aderido bem, pode acabar se mexendo no momento do corte. Se precisar, utilize a fita crepe da 3M (azul, de preferência), até comprar uma nova base de corte, para fixar o papel. 


Com a base a base de corte preparada, posicioná-la na Silhouette usando a linha que serve como guia, que está à margem esquerda. Verificar que esteja na opção "Load Cutting Mat" e dar um clique no botão "Enter" para posicionar a base de corte. 



Agora, somente falta definir o tamanho da lâmina que será usado. A lâmina pode ser posicionada desde o número 0 (sem corte) até 10, sendo nível 1 = 0,1 mm, nível 2 = 0,2 mm, e assim por diante.

Para papéis até 160 g, costumo utilizar o número 3. Para alterar a posição da lâmina, destravá-la e retirá-la do suporte. Colocá-la na catraca manual para fazer o ajuste, girando a lâmina até o número desejado. Logo recolocar a lâmina no suporte e travá-la.



Voltando ao software, dar um clique nas "Configurações de Corte". Selecionar a opção "Cortar Borda". Em "Tipo de Material", selecionar "Cartolina". Alterar o número de corte da lâmina para 3, alterar a velocidade de corte para 5 e mudar a espessura para 30. Se o papel for mais groso, utilizar a lâmina em 4. Verificar que a Silhouette esteja ligada ao computador e clicar no botão "Enviar para Silhouette".

Finalizado o corte, dar um clique no botão "Enter" da Silhouette para fazer o unload da base de corte. Agora é só testar e usar!​



No Comments Yet, Leave Yours!