Back to Top

Tutorial III: como reciclar cartões para fazer etiquetas de temperos

Como quase todo mundo, ao longo do tempo vamos acumulando cartões de plástico vencidos: carterinhas de convênio de saúde, cartão fidelidade, etc. Olhando para eles pensei: por que não usá-los para fazer etiquetas para identificar os temperos? Obviamente como devem imaginar, adoro cultivar meus próprios temperos na varanda.


Não ficaram lindos? E são muito rápidos de fazer. O que vamos a precisar são:
- cartões de plástico velhos, 
- pregador de ropa de madeira, 
- vinil preto, e 
- vinil branco.

O primeiro que precisamos fazer é cubrir o cartão com o vinil preto. Podemos fazé-lo de duas maneiras: cortar com a Silhouette Cameo um retângulo na medida do cartão ou colar um vinil preto em tamanho maior, sobre o cartão e logo cortá-lo sobre este.

A segunda forma é mais rápida e simples, pois não precisaremos alinhar o retângulo cortado com a Silhoutte Cameo com o cartão. Desta forma, somente precisamos colocar um vinil preto, maior que o cartão, e logo cortá-lo com un estilete.



Agora somente nos falta cortar o nome do tempero, usando vinil branco ou qualquer outra cor, com a Silhouette Cameo. Para isso, selecionar a fonte desejada. Eu utilizei uma fonte gratuita chamada Parisienne (pode ser baixada aqui).

Se observamos com detalhe a palavra escrita, podemos ver que as letras estão uma por cima da outra, fazendo com que a palavra não seja um único elemento. Se cortamos de esta forma, cada letra será cortada separadamente e será mais difícil conseguir o efeito desejado. Para resolver isso, dar um clique no botão "Modificar". Logo, selecionar toda a palavra e marcar a opção "Fundir".



Agora sim. Só nos falta cortar e colar!


Para cortar vinil, vamos a usar a lâmina de corte no nivel 2 ou 3. Lembre que em este caso, somente o vinil deve ser cortado, não o papel de apoio dele. No meu caso, configurei no nível 3, com velocidade 8 e espessura 12.


Uma vez cortado o nome do tempero, vamos retirar todo o vinil excedente, deixando somente a palavra.


Logo, utilizando um papel de transferência de vinil, vamos transferir nossa palavra para o cartão.






Para finalizar, podemos colar com uma pistola de cola quente o pregador de ropa na parte de trás do cartão.


Nossas etiquetas já estão prontas! Agora é só disfrutar de nossa horta!




No Comments Yet, Leave Yours!